quarta-feira, 16 de abril de 2014

3° Batalhão de Infantaria: O Infante Esquecido

Imagem: Tafulhar. Abr. 2013
            Construído na década de 20, no início do século passado para sediar o 3º Regimento de Infantaria do Exército (Regimento Araribóia), foi transformado em 3º Batalhão de Infantaria Motorizada, situado à Rua Dr. Porciúncula, 395, bairro de Venda da Cruz, no município de São Gonçalo-RJ, numa área de 146.772,00 m² (cento e quarenta e seis mil setecentos e setenta e dois metros quadrados) o que equivale a 17 (dezessete) campos de futebol, com as medidas do Maracanã.
            A unidade teve papel importante na Batalha de Monte Castelo, Itália, no decorrer da Segunda Guerra Mundial. 
Batalha em Monte Castelo, Itália (1945)
            São Gonçalo enviou um bom contingente de soldados, nascido na cidade. Isto se deve ao fato de que na época do embate a cidade contava com um Regimento de Infantaria, com soldados das três Forças Armadas que lá treinavam. Antes da Segunda Guerra Mundial, o Coronel Zenóbio da Costa comandava a unidade; quando foi designado para Força Expedicionária Brasileira (FEB), então como General, vinha pessoalmente a unidade escolher os melhores homens para se tornarem expedicionários. (SILVA, 2003).

Comandante do 14 RI..Zenóbio da Costa , comandante da FEB, com a sociedade Gonçalense. Fonte: Amigos de São Gonçalo e sua História.

Fotografias dos tempos áureos do 3° Regimento de Infantaria
Quartel do 3º Batalhão de Infantaria Fonte: Campos
3° Regimento de Infantaria, 20set. 1941
 
Esq./dir. , em primeiro plano: Ernani Amaral Peixoto (3°) e Getúlio Vargas(5°)
 

Getúlio Vargas, Ernani Amaral Peixoto e Filinto Müller em visita ao 3º Regimento de Infantaria (RI) do Exército (São Gonçalo, RJ, 20 set. 1941) Fonte: CEPDOC/FGV


3° Batalhão de Infantaria (já desativado) 22 abr. de 2013 Fonte: Wilson Vasconcelos (TAFULHAR)
O 3º Batalhão de Infantaria foi desativado
            No ano de 2007, o 3° Batalhão de Infantaria em Venda da Cruz foi desativado e transferido para  a cidade de Barcelos, no Amazonas, e se tornou o 3º Batalhão de Infantaria de Selva (3° BIS). 
3º Batalhão de Infantaria de Selva (3° BIS), Amazonas. 8 de set. 2010 (inauguração)
3° Batalhão de Infantaria desativado em 2007: Propostas
            Em 18 de outubro de 2007, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), presidida pelo deputado Jorge Picciani, propõe  em Indicação Legislativa nº 163/2007, a implantação de um Batalhão da Polícia Militar no 3° BI. 

Objetivo: “proporcionar maior segurança à população, bem como aproveitar o espaço em que já funcionava um órgão militar, com características necessárias à formação de profissionais de segurança pública (...) despesas decorrentes da Secretaria de Segurança Pública”.

            Em novembro de 2007, - Indicação Legislativa nº 164/2007 - propõe a implantação de uma Escola Técnica Profissionalizante na área de petróleo, gás e meio ambiente no 3° BI.
Objetivo: “formar profissionais capacitados para suprirem a necessidade de mão de obra qualificada, para que possam atuar junto ao Complexo Petroquímico, que será instalado nos Municípios de Itaboraí e São Gonçalo (...). Caberão as Fundações ou Empresas Privadas a participarem na qualificação profissional na parte educacional, cultural, esportiva e no meio ambiente, assegurando aos jovens uma formação intelectual. (...) As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão às expensas de dotações próprias das fundações ou empresas privadas.”


Mudança de Rumo: Desabrigados das Chuvas de Abril de 2010.

            Um temporal que durou cinco horas parou o Rio no dia 5 de abril de 2010, deixando a população ilhada na hora de voltar para casa. A chuva forte provocou dezenas de pontos de alagamento e quilômetros de engarrafamentos de norte a sul da cidade. Em 24 horas, entre os dias 5 e 6, choveu 280 milímetros — o dobro da média histórica para o mês de abril inteiro.
Deslizamento no Morro do Bumba, Niterói-RJ, 2010 Fonte: Ambiencia.org
.             Em 6 de abril de 2010, ocorre um forte deslizamento de terra no local conhecido como Morro do Bumba, na cidade de Niterói, que resultou em morte de dezenas de pessoas. Para além, muitos moradores ficaram desabrigados. O episódio ficou conhecido como Tragédia do Bumba, pois a comunidade que leva este nome teve o maior número de vítimas dos desabamentos.

            Nos dias que sucederam ao desabamento, os desabrigados se dividiram em dois abrigos oferecidos pela prefeitura de Niterói: o 3º BI, que fica em Venda da Cruz, São Gonçalo, e o 4º G-CAM, localizado no bairro Barreto, Niterói para instalação provisória destas famílias. Os referidos quartéis foram provisoriamente adaptados para atender aos desabrigados naquele momento de desespero, em que perderam suas casas, não gerando qualquer direito adquirido.

            No 3º BI, suas instalações foram divididas ao meio: parte direita serve como moradia provisória para os desabrigados das chuvas no Morro do Bumba, em Niterói e a parte esquerda a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) e a 72ª Delegacia Legal. Estas funcionam de forma rudimentar, com máquinas de escrever, sem banheiros e recursos mínimos, bem aquém de uma estrutura padrão de uma Delegacia Legal. 


            Em abril de 2011, a prefeitura de São Gonçalo elabora um parecer técnico favorável, através da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental (EDURSAN), no intuito de destinar o espaço (do 3º BI) na utilização do “Complexo Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e demais Serviços Municipais” e preservar a estrutura arquitetônica.  

            Em Julho de 2011, a Câmara Municipal aprova e a prefeita sanciona como Patrimônio Público Histórico Cultural, Paisagístico, Artístico e Ecológico a área total (LEI N°.362/2011) – livre e construída do antigo 3º Batalhão de Infantaria Motorizada (3º BI), no bairro de Venda da Cruz, destinada aos usos da cultura, esporte, lazer, turismo e atividades correlatas à preservação da natureza.

            Em julho de 2012, o jornal O Fluminense noticia a aquisição do 3° BI pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e a consequente utilização do espaço para construção de um conjunto habitacional, além uma creche, escola, posto de saúde e delegacia, no intuito de abrigar 1.200 famílias.

            No final de 2012, o governo estadual pressiona a prefeitura de São Gonçalo ao destombamento do 3°BI para que aquela utilize o espaço na construção das habitações e serviços anteriormente divulgados. É preciso destacar a pressão dos movimentos culturais locais, que, articulados, pressionaram o legislativo municipal, o que resultou no não destombamento.

            Em 2013, São Gonçalo elege novo prefeito, mas o fantasma do destombamento permanece. Inclusive ocorre uma reunião secreta dos vereadores da cidade com o Secretário Estadual de Obras. O secretário apresenta uma maquete contendo as intenções do governo do Estado no qual previa: uma delegacia legal, creche, escola, posto de saúde, ginásio poliesportivo, sede social, estacionamento, pequenas áreas de lazer e centros comerciais, além de local para armazenagem de lixo além da promessa de manutenção de alguns prédios do quartel.
            Inconformados com a possibilidade de destombamento da área do 3º Batalhão de Infantaria (BI), em São Gonçalo, para a construção de um conjunto habitacional e demais promessas, moradores do município e alguns vereadores programam uma audiência pública em maio de 2013.
Audiência Pública  sobre o 3º BI na OAB . 18 de maio. Imagem: Tafulhar
            A intenção da audiência pública era discutir sobre o projeto de destombamento do antigo 3º Batalhão de Infantaria do Exército. O encontro teve a presença do subsecretário de urbanismo do Estado, Vicente Loureiro, do presidente da 8ª Subseção da OAB Dr. José Luiz, dos vereadores: Jorge Mariola (que presidiu a seção), Marlos Costa, William Sapucaia, Sérgio Gevú, Diego São Paio, José Carlos Vicente, Iza Deolinda, Lecinho e Professor Paulo, além do secretário municipal de Governo, Sandro Almeida, da vice-prefeita, Mariângela Valviesse, dos deputados estaduais Altineu Côrtes e Graça Mattos e diversos representantes da sociedade civil organizada, como: o presidente da União dos Jornalistas e Comunicadores de São Gonçalo (UNIJOR), Frederico Carvalho, do ativista da UNIBAIRROS, Valdo Barros, e cerca de 150 moradores de bairros como: Jardim Catarina, Salgueiro, Nova Grécia, Novo México, Palmeira, entre outros, que sofreram com as chuvas de 2010. Fonte: Made in Gonça
            O destombamento do 3º BI foi defendido pelos vereadores Lecinho (autor do projeto), Sérgio Gevú, deputada Graça Mattos, deputado Altineu Côrtes, pelo secretário Sandro Almeida, pela vice-prefeita Mariângela Valviesse, por representantes das vítimas da tragédia de 2010, mas foi duramente criticado pelos vereadores Diego São Paio, Jorge Mariola, Marlos Costa, Alexandre Gomes, pelo líder comunitário, Valdo Barros, o presidente da UNIJOR, Frederico Carvalho, pelo professor Josemar Carvalho (presidente do PSOL de São Gonçalo), Lucidalva de Paula entre outros.

            Em alguns momentos da seção, pessoas protestavam na plateia e precisaram ser advertidas, as vítimas lembraram a tragédia com diversas faixas, banner's com as cenas de parentes mortos e casas destruídas, além de diversas cruzes colocadas frente a mesa diretora simbolizando os óbitos, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem aos que perderam a vida naquele triste episódio.

            Em julho de 2013, a prefeitura de São Gonçalo publica, nos Atos Oficiais do Município, um decreto “tem por objetivo permitir que um ato normativo inconstitucional possa ser descumprido no âmbito do município”, referindo-se à Lei Municipal 362/2011, de iniciativa da Câmara dos Vereadores, que tombou o imóvel do 3º BI. De acordo com a nota da prefeitura, “o decreto municipal não suspendeu a lei e sim autoriza que se pratique atos contrários a ela”. Para além, o Município apresentou representação de inconstitucionalidade da lei perante o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para que seja declarada a sua inconstitucionalidade.

         Em novembro de 2013, com base no processo 0038275-62.2013.8.19.0000, houve flagrante invasão do poder legislativo na competência exclusiva do poder executivo. Ou seja, o tombamento de bens pressupõe um juízo de conveniência e oportunidade que depende da análise privativa do Prefeito, o que, em tese, não ocorreu.

A Lei Municipal n° 362, de 21 de julho de 2011, denota notória interferência legislativa, não autorizada pela Constituição Estadual, em atividade típica do Executivo, qual seja, a de tombamento de bens, uma vez que esta pressupõe um juízo de conveniência e oportunidade que depende da análise privativa do Prefeito.

            Por tais fundamentos, voto no sentido de julgar procedente a Direta de Inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 362, de 21 de julho de 2011, do Município de São Gonçalo.

            Que fim aguarda o Infante? Só nos resta aguardar. 
Para quem é religioso ou simpatizante, deixo uma oração. A oração do Infante.
Imagem elaborada nos tempos áureos do 3° BI. (registro:22. abri.2013)
Imagem elaborada nos tempos áureos do 3° BI. (registro:22. abri.2013)
Imagem do 3° BI. (registro:22. abri.2013)

IMAGENS. CEPDOC/FGV (abril de 2013)
Referências:
AMORIM, Paulo Dartanham Marques. A PARTICIPAÇÃO DA FORÇA TERRESTRE NA HISTÓRIA MILITAR NACIONAL. EM CONFLITOS INTERNOS. s.a. http://www.cprepmauss.com.br/documentos/revolucaesdosanos20eintentonacomunista17892.pdf
INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº 163/2007. A IMPLANTAÇÃO DE UM BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR NO 3° BI.
INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº 164/2007.  A IMPLANTAÇÃO DE UMA ESCOLA TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE NA ÁREA DE PETRÓLEO, GÁS E MEIO AMBIENTE NO 3° BI.
JORNAL O FLUMINENSE. http://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/area-do-3%C2%BA-batalhao-de-infantaria-abrigara-conjunto-para-desabrigados-de-sg (abril de 2013)
JORNAL OGLOBO. http://oglobo.globo.com/rio/entidades-protestam-contra-destombamento-do-regimento-arariboia-7040972  (abril de 2013)
LEI N°.362/2011. LEI INSTITUI COMO PATRIMÔNIO PÚBLICO HISTÓRICO CULTURAL, PAISAGÍSTICO, ARTÍSTICO E ECOLÓGICO A ÁREA TOTAL – LIVRE E CONSTRUÍDA DO ANTIGO 3º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADA (3º BI), NO BAIRRO DE VENDA DA CRUZ.
SILVA, R.F. da. A Praça dos Ex-Combatentes: Memória e Esquecimento, São Gonçalo, UERJ-FFP, 2003.
WIKIPÉDIA (Força Expedicionária Brasileira). http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_Expedicion%C3%A1ria_Brasileira (abril de 2013)
WIKIPÉDIA (MORRO DO BUMBA). http://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_do_Bumba


Sobre o Autor:
Wilson Santos de Vasconcelos
Wilson Santos de Vasconcelos é editor do Blog Tafulhar e colaborador do Blog Pró-Memória SG. Formado em sociologia pela UFF, mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE e Doutorando em Ciência Política pela UFF.

54 comentários:

  1. Saudades da minha caserna mãe !
    Ten Arcanjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Servi em 77 segunda compania primeiro pelotao sd mendes chorei quando vi meu quartel destruido

      Excluir
    2. Boa tarde. Sou o ST Raniere e sirvo atualmente no 3º BIS. Gostaria de obter o maior numero de informações possíveis, para que eu tenha condiçoes de ao menos iniciar um histórico completo da OM. Meu zap: 81998906667

      Excluir
  2. É muito triste ver o fim do 3° BI (terceiro buraco do inferno) apelido carinhoso dos infantes que lá serviram com muita hora, lembro do primeiro dia ao passar pelo portão das armas e ver o lema logo na entrada “ Os melhores são apenas bons para a infantaria’’.
    Alexandre Barquete
    Soldado 761 do 3° pelotão da 3° Cia e soldado de transito do Batalhão. Turma 94/95

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite tambem servi na turma de 94 2° cia de fuzileiros pelotao de apoio fiz c.f.c e depois c.f.s.t e fui para companhia de apoio tem fotos ai pois infelizmente eu perdi todas

      Excluir
  3. 3BI foi uma das minhas faculdades da minha vida que curei em 2 anos de 78 a 80 saudades
    Hoje tô no Nordeste são deste caldeirão RJ

    ResponderExcluir
  4. O 3bi foi uma grande escola pra mim la aprendi muinto la
    Turma de 2002
    2 cia cap amazonas
    Soldado 2213
    Magno
    2 pel
    Que saudade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu servi na 1cia Cap César freitas
      Soldado Alberto 2109
      1Pel
      2gc

      Excluir
  5. Eu fui do pelotão da csm em 2002 o capitão Amazonas era foda

    ResponderExcluir
  6. Servi no 3BI de fevereiro/86 a fevereiro/88,fiz CFC e no mesmo ano sai cabo núcleo base,num dos melhores cursos do batalhão,só tenho a agradecer a está fantástica experiência da vida! Brasil,selva! Pantera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também servi 86/87,fiz o CFC em 86 (cia de apoio) o CFC era na 1Cia com Tem.Heleno melhor CFC da história do 3BI mtz

      Excluir
    2. Selva ! Cabo Baptista de 86 ! Melhor CFC de todos os tempos !

      Excluir
  7. Incorporei em 95 na 1Cia, logo depois fui para 2 cia o permaneci até a baixa em 96, fiz muitos amigos.
    SD 1064 Espindola 95.
    Hoje sou 2 sgt da PM.
    Saudades sempre do 3bi!/de sacanagem né o que 3

    ResponderExcluir
  8. Meu saudoso pai, Martinho Lutero (alagoano), serviu em 1964. Faleceu em Minas em 2012. Se por acaso alguém tiver servido com ele, por favor, me mande um email pois meu sonho era saber um pouco mais sobre o 3° BI e sobre meu pai. Tenho vontade de visitar o que sobrou do quaetel, porém, moro em Minas. Roger. Email: Roger.swat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eu servi no Terceiro Batalhão de Infantaria Regimento Arariboia, Comandado pelo então Tenente Coronel Heleno Moreira, servi na Companhia de Comando e Apoio 'CCAP, sinto extrema saudade do Quartel que poderia está formando cidadãos de bem até hoje!

    ResponderExcluir
  10. Soldado 1252 Terto segunda Cia, 1°Pel. Incorporação 1979

    ResponderExcluir
  11. Eu servi em 1961, hoje 15 jul 2020 faz 59 anos exatamente. Muito orgulho de ter usado aquela farda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu servi 92 fiz grande amigo SD Paulino 1116, saudades.

      Excluir
    2. Por algum acaso , conheceram o Tenente Nazaré geovany?? Preciso de informações sobre ele

      Excluir
    3. Se souber de algo sobre ele me mande resposta pelo e-mail
      danielazeredo40@gmail.com
      Obg!

      Excluir
    4. Boa tarde. Sou o ST Raniere e sirvo atualmente no 3º BIS. Gostaria de obter o maior numero de informações possíveis e que me possibilitassem elaborar um histórico completo da OM. Meu zap: 81998906667

      Excluir
  12. SERVI no pelotão de transporte na turma de 69. Soldado Menchise 2028. O pior soldado que o quartel já teve. Hoje guardo lembranças e me desculpo por tudo.

    ResponderExcluir
  13. SERVI no pelotão de transporte na turma de 69. Soldado Menchise 2028. O pior soldado que o quartel já teve. Hoje guardo lembranças e me desculpo por tudo.

    ResponderExcluir
  14. SERVI no pelotão de transporte na turma de 69. Soldado Menchise 2028. O pior soldado que o quartel já teve. Hoje guardo lembranças e me desculpo por tudo.

    ResponderExcluir
  15. Os melhores são apenas bons, para a Infantaria. Quem é o autor da frase....? ....Acabei artilheiro na 2ª Bia 4º GCan90 nos idos de 1969. O Canhão.......bem....casei com ele....hehehehe

    ResponderExcluir
  16. Culpa foi dos militares, os comandantes é claro, desmobilização e abandono do local, podia ter ficado um contigente, por menor que fosse. Ninguém fica pra trás é o lema, ainda mais uma história um patrimônio. Tristeza e ódio: revoltante.

    ResponderExcluir
  17. Tive o enorme prazer em servi na caserna SD De Almeida 3 Cia de faz turma de 92

    ResponderExcluir
  18. Soldado Aníbal Martins de Oliveira
    2a Companhia 3°Pelotao
    Turma de 79

    ResponderExcluir
  19. Eu me alistei no 3º B.I. no último ano, em 2007. Morava na Covanca, ali próximo, e durante toda a minha vida passei lá pela frente. Eu adorava passar por ali e ler o lema "Os melhores são apenas bons para a infantaria!", que dava pra ver na entrada do quartel. Fui liberado pelo excesso de contingente. Apesar de não ter servido lá, sinto saudades daquela região e daquele clima de patriotismo que o 3º B.I. transmitia ao país e à localidade. Parabéns pelo trabalho, adms! Obrigado por mais este conhecimento. Eu não sabia de todos esses detalhes preciosos, tão próximos de mim por toda a minha vida. Continuem a nos cativar.

    ResponderExcluir
  20. Servi nesse Batalhão em 85Cia de apoio pelotão de canhão 106mm ( Sd Getúlio- 1407) ten.Oliveira, sgt Andrade, cb manoelito. Sd antigo Sanches🤝💪👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você serviu junto comigo sou sd Dias nos temos um grupo no zap manda seu número para adicionar

      Excluir
    2. Sou Cb Baptista de 86 ,em 87 fui p Cia de apoio , canhão 106 mm ,sgt Andrade in memória

      Excluir
    3. Boa tarde. Sou o ST Raniere e sirvo atualmente no 3º BIS. Gostaria de obter o maior número possível de informações para que eu pudesse criar um histórico da OM. Meu zap: 81998906667

      Excluir
  21. Alguém aí ouviu falar do Tenente Nazaré geovany. Fiquei sabendo que ele dava aulas(sei lá) no antigo 3°BI ...aguardo informações
    danielazeredo40@gmail.com
    Podem me enviar por e-mail se alguém ouvir falar dele por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Servi em 2003 a 2005 na CCS, soldado Castro matrícula 1618, pelotão de transporte, era pintor de automóveis, pintei todas viaturas do batalhão para a troca do símbolo do exército, tempo bom!!

      Excluir
  22. Soldado Genesio, servi no ano 67/68 no Pelotão de Polícia - PE.
    Temos um grupo no zap, estamos procurando soldado dessa época que serviu no pelotão.
    Meu email é: marcosvieiragenesio@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Eu servi nessa unidade em 79.
    Foi muito bom servir à pátria, aprendendo valores que atualmente andam escassos.
    Meu pai sempre me dizia desde criança que eu só me tornaria um verdadeiro homem passando pelas fileiras militares.
    E de todos os meus companheiros de farda da época, não teve um sequer que desviou sua conduta.
    Meu nome de guerra na época era C. Guimarães, n° 1338, 2° Companhia, 3° pelotão. E temos a grata satisfação de nos reencontrarmos, uma boa parte da Companhia, pois alguns já faleceram e alguns não foram encontrados.
    Mas temos um bom grupo que regularmente fazemos encontros, e a cada encontro parece ser o primeiro, tamanha é a união do grupo. Valeu a pena cada dia vivido dentro das fileiras do Exército.
    A amizade que fica, a união do grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou da turma de 79, pelotão de morteiro, Cia de apoio.
      Cabo Gilson, entrei como soldado e fiz o curso de cabo. Ralamos junto.

      Excluir
  24. Servi a nossa nação pelo Exercito em 1988 meu nome de guerra SENA - 243, 21ª Companhia e Policia do Exercito.
    por diversas vezes fui ao 3º BI e lá havia algumas frases enigmáticas e estou tentando lembrar de uma em especial e não consigo por inteiro, por gentileza se alguém lembrar reproduza.

    o sentido da frase era - "se você pensa que o que você irá fazer é novo e ninguém tentou, não se engane, muitos já fizeram e não ha nada novo"

    mais mais ou menos isso - se não me engano esta frase ficava em cima da porta de entrada da Garagem dos carros.

    ResponderExcluir
  25. Cabo Gilson, servi em 1979, inicialmente no pelotão de morteiro, Cia de Apoio, com o Tenente Pessoa no comando. Após o curso de Cabo, fui transferido para o pelotão de canhão de outra companhia dentro do 3º BI. Tempo bom.

    ResponderExcluir
  26. Sou filha de militar e meu pai serviu 20 anos no 3o.BI e morávamos em frente,meu pai fez uma carreira linda no exército brasileiro de soldado a Capitão com diversos cursos com resultados excelentes mtos 1os.lugares,faleceu na ativa aos 50 anos! No dia 7 de setembro nós acordava com o hino Nacional ! Eu tenho orgulho do Exército Brasileiro!

    ResponderExcluir
  27. Também. Servi. 78. SD. Varela. Saudades. !

    ResponderExcluir
  28. Saudades do lugar onde aprendi tantas coisas boas. Que vou levar para o testo da minha vida. E de ajudar o próximo?

    ResponderExcluir
  29. É muito triste ver essa caserna em ruinas, foi para mim uma ótima escola, servi no ano de 1977, SD 971 Valdenir 3ª Cia pelotão de CS.

    ResponderExcluir
  30. Servi no ano de 2001 na CIA de Comandos!
    Saudades demais....

    ResponderExcluir
  31. Sou o Cel Demuti, servi no batalhão o que muito me orgulho nos anos de 75, 76, 77 78 e mais tarde 84. Fui Asp e Ten. Na Cia de Apoio, Cia Cmdo e Cia de Sv.
    Obrigado por estas informações muitas da quais não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época que servi em 92 era Cel Carlile.

      Excluir
  32. Muitas saudades.......SD Lopes, 2 Compania, sessão de comando......1992.

    ResponderExcluir
  33. Eu servi em 1967 , ainda era 3: RI tenho muito orgulho de ter pertencido as forças armadas, SD 1777 da CPP1 atirador de morteiros . Que saudade! Se alguém serviu nesta época entra em contato comigo. Email , jmsclasseg@gmail.com estarei aguardando .

    ResponderExcluir
  34. Servi em 2001,3 cia,3 pel ,sd 1266,comandante de cia Cap Lobão.

    ResponderExcluir
  35. Meu nome é macenildo tive o prazer de servir em 1983 na terceira compania com meu Sub tenente ediso na compania de apoio ois melhores são apenas e bos Pará infantaria

    ResponderExcluir