segunda-feira, 23 de junho de 2014

São Gonçalo, perseguidos políticos, uma nova história vai ser contada.

A cidade de São Gonçalo participou com a sua cota de perseguidos, presos, torturados e desaparecidos, no enfrentamento com a Ditadura Civil Militar, de 1964. Aconteceu no sábado, dia 21 de Junho passado, na sede da OAB-SG, a posse da Comissão Municipal da Verdade.
Quem está no comando dos trabalhos é o Dr. José Luiz da Silva Muniz, filho de perseguido político, e Presidente, em nossa cidade, da entidade máxima representativa dos advogados. O objetivo da comissão é investigar e contar a verdadeira história de gonçalenses, que entregaram corpos e vidas, na luta por uma sociedade mais justa.
Houve momentos de emoção, como nos depoimentos de Eufle da Costa Nogueira, ferroviário, e José Gonçalves, operário naval. Eufle foi torturado por longos cinco dias e noites, e José Gonçalves, segundo palavras suas, por "vinte e cinco dias malditos". Despertou a atenção geral, o discurso agressivo e destemido do Dr. Wadih Damous, Presidente da Comissão Estadual da Verdade. Ele começa a sua oratória, acusando o atual Ministro da Defesa, de cínico e mentiroso, por responder, de forma fraudulenta a perguntas formuladas pela Comissão Nacional da Verdade.

Foto da solenidade de abertura da Comissão da Verdade em São Gonçalo.
Tais perguntas estão relacionadas a procedimentos de órgãos do governo, responsáveis por torturas e assassinatos, como o DOI-CODI, Cenimar, da Marinha, e o Centro de Informações da Aeronáutica. Wadih prossegue com afirmações contundentes sobre o enfrentamento da sociedade contra a ditadura e fala sobre os diversos locais em São Gonçalo, usados pelo aparelho militar, na prática de violências.

Ao finalizar, cita, especificamente, a necessidade de se contar a verdadeira história sobre o centro de torturas e assassinatos, localizado na Ilha das Flores. Para espanto de todos os presentes, a Prefeitura não mandou sequer um representante ao evento, o que nos leva a crer, não ser esse um tema importante para o Executivo Municipal. Também, apesar dos convites, o único representante do Legislativo a comparecer foi o Vereador Professor Paulo, autor do projeto de lei que resultou na criação da comissão.


Sobre o Autor:
Agliberto Mendes Agliberto Mendes é colaborador do Blog Tafulhar. É editor do Blog do Vovozinho e da Página do Facebook Registro Geral.  Facebook: Agliberto Mendes
Sobre o Autor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário