segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O patrimônio histórico nacional em alerta.

Iphan, sigla para Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o sonho de emprego de grande parte daqueles que estudam em áreas como arte, cultura e história (arriscaria algo entre 7 a 8 em 10 candidatos perguntados), está sucumbindo.

Em notícia veiculada pelo jornal Valor Econômico no dia 14/08/2013, o diretor do departamento Andrey Rosenthal levantou uma possibilidade que fez toda a comunidade das ciências humanas temer pelo pior, o possível fechamento do Iphan.


Em suas palavras o instituto chegou numa situação extrema. Onde não existem profissionais para suprir tamanha demanda de trabalho. Rosenthal ainda relaciona outro dado importante – a falta de um plano de carreiras proposto pelo Ministério da Cultura, o que serviria para reduzir o interesse na área.

http://portal.iphan.gov.br/

O Iphan foi fundado em 1937 pelo então ministro Gustavo Capanema e equipe. Surgiu como um empreendimento de impacto, atuando na tentativa de compreensão do que era a diversidade da cultura brasileira. Sendo este, possivelmente, o pior momento da história do instituto.

Link da matéria original: Valor Economico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário