quarta-feira, 23 de abril de 2014

Um pouco da história do Educandário Vista Alegre.

Sempre passo em frente a uma construção que me despertava a curiosidade. Consegui identificar o nome com algum esforço (óculos!). O nome era EDUCANDÁRIO VISTA ALEGRE. Escola grande, construção antiga. Daquelas que marcam a paisagem e a história do lugar. Revirei alguns livros que tenho sobre a história de São Gonçalo e não achei nada. Mas continuarei a pesquisar e apresentar mais dados sobre a história desse espaço... Até que encontrei algo na página do Memória Viva.

O site Memória Viva é uma página muito a frente de seu tempo. A 16 anos no ar ajuda a manter em evidência a história e a memória, seja de ícones do passado, seja de lugares e, foi por acaso que encontrei um texto deste site sobre o Educandário em um de seus projetos que é o resgate de algumas matérias de algumas matérias da revista O CRUZEIRO.

O Cruzeiro foi uma revista semanal ilustrada, lançada no Rio de Janeiro, em 10 de Novembro de 1928, editada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Foi a principal revista ilustrada brasileira da primeira metade do século XX e deixou de circular em julho de 1975.

O texto assinado pelo jornalista Luciano Carneiro em 24 de outubro de 1959 é um importante documento sobre a convivência das crianças, da celebração do dia das crianças e, principalmente, um texto denuncia sobre, como o próprio autor define sendo "a casa-grande dos filhos de hansenianos no Estado do Rio".

Segue o agradecimento ao trabalho desenvolvido pela página MEMÓRIA VIVA. Abaixo o texto da Revista O CRUZEIRO.

O Educandário Vista Alegre está fechado desde novembro de 2013.
A Educação municipal perde um importante centro de ensino que ajudaria centenas de crianças da região de Vista Alegre e bairros da região.

Os órfãos de pais vivos

Texto e fotos de LUCIANO CARNEIRO

ESTA é a semana em que os jornais e revistas falam da criança. Dia 12 de outubro está aí. Antigamente, era um dia que lembrava sobretudo Américo Vespuccio e sua descoberta. Hoje, o dia 12 é muito mais o “Dia das Crianças” que o abstrato “Dia das Américas”. Não é, garotada?

Claro, muita gente condena tais festas. O “Dia das Crianças”, como o do “Papai”, o da “Mamãe” e o “Dia dos Namorados”, não passaria de um abuso - de mera promoção comercial, das lojas de roupas e brinquedos. Mas para saber se há de fato abuso, ou se o abuso deve ser coibido, é preciso fazer um inquérito entre as crianças. Só elas podem dizer se os presentes do dia 12 são de mais ou de menos. Na realidade, para se acabar com as festas à primeira vista abusivas ou ilógicas, seria preciso mudar muita coisa neste mundo. Para começar, os homens grandes teriam de celebrar o “Dia do Trabalho” não como agora, repousando, mas trabalhando mais. Não é, garotada?

Êste ano, nossa reportagem do “Dia das Crianças” não mostra, como nos anos anteriores, o desamparo em que a maioria delas vive. Nem ensina como tratá-las melhor; ou diz como as famílias ricas cuidam de seus nenens. Êste ano, visitamos o Educandário Vista Alegre, em Alcântara, a casa-grande dos filhos de hanseníanos no Estado do Rio. São êles órfãos de pais vivos, mas vivem uma infância feliz porque determinadas pessoas respeitam uma velha lei de moral, anunciada há séculos - a responsabilidade não é apenas de Deus; o homem é responsável pelos irmãos que precisam de ajuda.

 NO Educandário, a primeira coisa que nos chama a atenção, afora os jardins e as instalações, é o bom-humor das crianças. O fato de a mesma moléstia ligar o destino de seus pais, e mantê-los segregados de si e do mundo, em nada afeta a sua infância. O repórter foi até lá, sem aviso prévio. Não disse sequer à diretoria que ia fazer uma reportagem. E quando empunhou a sua “Leica”, para bater estas fotos, não teve qualquer dificuldade em fixar imagens de pura alegria. Porque as crianças sabim rir. Na sala de aula, sim, tinham uma disciplina a obedecer e obedeciam. Mas, fora, viviam tão à vontade como se estivessem em sua casa - e estavam. Fora das horas de aula, refeição ou repouso, se perdiam no extenso pátio, e brincavam de pés no chão, alma livre como de passarinho.

 Se o destino das crianças depende realmente da infância, então o futuro daquelas crianças parece bem resguardado. A presunção é científica:

- Só podemos ensinar uma criança a cuidar de si mesma, se permitirmos que ela o tente. Os erros que ela cometer cimentarão o seu aprendizado na vida.

Disse uma professôra ao repórter.

ESSAS crianças devem sua boa situação, primàriamente, a D. Eunice Weaver, presidente da Federação das Sociedades de Assistência aos Lázaros. Foi ela quem espalhou pelo Brasil inteiro os antigos preventórios, que hoje têm o nome, mais correto e mais humano, de Educandário. Mas com quem elas privam dia a dia e de quem recebem uma afeição direta, é uma senhora de Niterói. D. Edina Lellis Leite. Eleita presidente da Sociedade Fluminense de Assistência aos Lázaros. D. Edina tem sido nesses dois últimos anos o “Anjo Bom” do Vista Alegre. Apoiada, em tôda linha, por seu espôso, Sr. Heráclito Lellis Leite, D. Edina fêz grande reforma no Educandário, liquidou dívidas avaliadas em um milhão e 400 mil cruzeiros, e se deixou enternecer por 200 “filhos adotivos”. Luta com enormes dificuldades, mas não se arrependeu de ter aceito o encargo. “Faz um bem tremendo à alma da gente”, disse.

WALDIR tinha apenas um dia de vida, ao chegar. Mal nasceu, teve de ser afastado de sua mãe, a exemplo do que sucedera a quase todos os meninos que o receberam no Educandário, diante do repórter.

 Quando completar seis anos de idade, êle terá permissão de ir conhecer os pais. E dêsse dia em diante os visitará três vêzes por ano - no dia do papai, no dia da mamãe e no Natal - e poderá acenar-lhes de longe, contar suas histórias e de longe tomar-lhes a benção. (De longe - até que o progresso da medicina traga a notícia definitiva, tão esperada, aquela que permitirá abraços e beijos de perto, e o sonho de um convívio comum.)

Quando a diretora do Hospital, D. Maria W. Thomsen, acomodou Waldir no berçário, uma jovem de 17 anos, que também chegara com aquela idade, pediu licença e pregou no véu do berço uma rosa apanhada no jardim. Era mais um gesto de boas-vindas ao novo irmãozinho.

Crédito do texto e do trabalho de resgate da revista o Cruzeiro: http://www.memoriaviva.com.br.

146 comentários:

  1. Obrigada por essa riqueza de material, material de estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi família Eu me chamo Manoel também desse colégio Educandário Vista Alegre em 1961 a 1970 estou precisando de um comprovante que eu fui interno, alguém pode me informar o que eu devo fazer para adquirir esse comprovante? Meu contato: 2198335-5258 ou 21 98088-0073 ou manoeljaimesabino1958@gmail.com ficarei muito grato, se possível pode me colocar no grupo das pessoas que foram interno também.

      Excluir
    2. Sempre passo em frente a construção, está intacta porém abandonada, da impressão de Auschwitz. Você tem lembranças, eram bem tratados? Você sabe porque fechou?

      Excluir
    3. Meu contato 24998262778 do zap 👍

      Excluir
  2. Obrigada por essa riqueza de material, material de estudo.

    ResponderExcluir
  3. A quele colégio colégio não orfanato la tinha muitas covardias com as crianças e não e tão bom como muitos falam o dr. Afonso ara una praga não gosto nem d lembrar ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge Luiz, tudo bem? Você foi interno? Eu do educandário na década 80 90. Saí em 94. Me adiciona no Facebook ou anota meu ZAP? 965727164

      Excluir
    2. E se ambos quiserem conversar sobre para uma matéria do memória, entrem em contato. Vai ser uma nova página da história do educandário e de São Gonçalo.

      tardock@gmail.com

      Abração.

      Excluir
    3. OLÁ ME CHAMO BRUNO FOU INTERNO...
      NA DÉCADA DE 90

      Excluir
    4. Olá,como vai você?
      Não sei como foi sua vida, no Educandário Vista Alegre!
      Mas também fui interno,e por sua vez posso dizer que não tenho traumas daquele colégio,Pelo contrario sinto falta do Doutor Afonso,da Tia Katia,Falecida tia Célia, Tio Valdeir...que havia criado os cordeirinhos de cristo,um paizão... Tia Gracinha...como eu gostava dela..e ainda gosto...não digo que não haviam tristezas como a tia Creusa que batia nos internos de Forma abusiva e desumana , meu irmão o bolinha que o diga!
      Bem nao sei seu trauma...mas conheci pessoas muito boas lá...saudades dos meus amigos.
      Rogerinho,Olhudo,Dalmo,Paulo Roberto,Miranda,Francisco..tantos..e Minha professora tia Márcia...Tia Divina!bem na minha época...
      só não gostava do diretor seu AGUILAR.
      desejo a você felicidades. fique bem!

      Excluir
    5. Deixa o seu contato ou anota o meu, fui interno lá também. 21965727164

      Excluir
    6. Boa noite , fiquei nos anos 70 , hoje que saber da minha família biológica que me colocaram lá aquém poderia me ajudar ? 964773085

      Excluir
    7. Fala rapaziada, Sou Adriano dos pequenos anos 90. Sei que tem muita gente de épocas diferente aqui, mas quero dizer quê, na minha época aquela lugar era um inferno, pior, talvez, quê o Febem. Não tenho lembranças da quelé lugar, tenha trauma. A melhor parte era guando fugia-mios

      Excluir
  4. Olá Jorge Luiz, tudo bem? Você foi interno? Eu do educandário na década 80 90. Saí em 94.

    ResponderExcluir
  5. Conheço uma ex diretora do educandário, de 1993 a 1980 dona Janete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta senhora ainda é viva? Será que consigo falar com ela?

      Excluir
    2. Tambem morei nesse educandario entre 1987 a 1990

      Excluir
    3. Oi tudo bem sou o Idário irmão do Dalmo não sei se vc lembra

      Excluir
    4. Fala Idário! Eu lembro de você sim!

      Excluir
    5. Bom dia
      Que saudades
      Só tenho lembranças boas de lá.

      Excluir
  6. Conheço uma ex diretora do educandário vista alegre, dona Janete que trabalhou nos anos de, 1993 à 1970

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga tudo bem? Anota o meu contato. Tenho várias pessoas de lá. 21965727164 pode me chamar.

      Excluir
    2. Legal eu sou de 1960 a 1970, o meu contato: 21 98335-5258 e 21 98088-0073 zap

      Excluir
  7. Fui uma destas crianças, filha de "leproso" hoje com carinho chama-se filhos de pais de Hanseníase! Assim como eu e minhas irmãs nascemos e duas horas de nascidas, ainda emcubadora éramos levados pro Educandário Vista Alegre. Este Orfanato foi construído exclusivamente e não outra finalidade para nós filhos da Hanseníase! Eu fui a última menina sair como interna, jogada pra fora,sem ter onde morar porque a nova diretoria determinou que através da isenção do sistema de internação institucional dado por nova lei tirando os nossos direitos que só sairiamos de do Educandário quando realmente tivéssemos condições e até casamento já foram realizados. E ao longo do tempo está mesma diretoria foi vendendo os terrenos por volta, até chegar hoje ser um lugar vazio, com apenas lembranças de quem um dia viveu e tinha como seu único e verdadeiro lar! De 1967 a 1986, foi o meu lar Educandário Vista Alegre,minha mãe, meu berço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La foi um inferno o lugar do mal so as crianças que viveu sabem o que passou la

      Excluir
    2. Eu fiquei la o lugar maldito jamais faria isso com os meus filhos

      Excluir
    3. Eu preciso da entrada nesse benefício indenizatório alguém pode me ajudar por favor?
      Eu sou de 1960 a 1970, o meu contato: 21 98335-5258 e 21 98088-0073 zap

      Excluir
  8. Na época de infância era tão bom.
    No Educandário Vista Alegre teve muito criançada com a Tia Vanda e Dr Afonso e o Tio Valdeir cuidavam muito com agente.
    Nós jogamos bola, brincava de amarelinha, jogava bola de gude e ganhava mais brinquedos. E as festas do parampampa, festa do almoço e a festa do Natal Tijuca.
    Nossa época era tão bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nunca ficava com os brinquedos que ganhava isso e mentira ninguém ficavam com os brinquedos

      Excluir
    2. Verdade, @Daniela Apolônio, não sei onde essa pessoa que romantiza aquele inferno estava quando acontecia as barbaridades...

      Excluir
    3. Quem diz que ficava com os brinquedos só pude tá de sacanagem até os lanches que os nossos parentes levavam eles pegavam quando os parentes viravam as costas

      Excluir
  9. Me chamo Robson e fui interno de 79 à 85.
    Eu me lembro muito bem dessa época,do Tio Valdeir,Juninho,Eunice.Também fui dos cordeirnhos, ia de Kombi com seu Afredo,estudar no D.Hélder,em Alcântara.Brincava muito no velho trator,que ficava atrás da escola. ótimas lembranças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anota meu número Robson. 21965727164

      Excluir
    2. KKKKKKKKKK...O trator é mesmo...lembro dele! E ai Robson tudo bem!

      Excluir
    3. Fala aí meu amigo, tudo bem? Me chamo Diogo,fui interno lá. Deixei meu número de contato aí,eu tenho contato com várias pessoas que foram de lá,inclusive com o tio Valdeir. Temos o grupo no zap.21965727164 pode me ligar. Abraços

      Excluir
    4. Eu ,lembro desse trator 😃 e as aulas de cerâmica,os pé de mangas a cozinha imensa para limpar eu só tenho que agradecer. Tive muitas oportunidades para crescer e aproveitei o máximo.

      Excluir
  10. Tenho poucas lembrança de lá! Sou de 89 a 96...2199177-9766 Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    Estou fazendo uma pesquisa sobre os educandários que receberam os filhos dos pacientes de hanseníase. O Vista Alegre foi um deles. Alguém interno desta época aceita bater um papo? Meu contato: inhanaolga@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola minha manhã esteve internada no hospital ai perto e eu fiquei internado no vista alegre vamos processar este inferno

      Excluir
  12. Eu fui de lá nos anos de 89 a 94guardo muitas lembranças tanto triste quanto alegre , triste por vê a covardia que faziam com as crianças inclusive comigo e alegre por fazer muito amigos e fui do tempo que tinham algumas pessoas com hanseníase pois viviam separado em outro canto da instituição EVA (educandário vista Alegre)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época não existia mais Hanseníase. Eu fui de 89 a 94.

      Excluir
  13. BOM DIA a todos eu fui um que morei no educandário tenho muita vontade ir lá pra ver como esta hoje até 1994 morei lá

    ResponderExcluir
  14. Meu apelido lá era porquinho kk eu tomavam conta do chiqueiro meu número pra contato e 2196490-0954

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha duas supervisora gordona que tomava conta da gente , não lembro o nome delas.
      Eu fazia xixi cama e uma delas me acordava na madrugada com uns tapas e me vazia tomar banho na água gelada...

      Excluir
    2. Tinha dois apelidos lá, Banana nanica e Zé da Biluca

      Excluir
    3. nossa eu tambem tomaba banho gelado .o nome da gordona era geni.a outra eu nao lembro

      Excluir
    4. Eu era do setor dos meninos o lugar dos inferno eu era da época da Eniçe e do Juninho tomara que ele tenha morrido o mano ruim

      Excluir
    5. Eu tbm fui do educandário, me chamo Alex . Lembro da tia Conceição , tio valdeir . As inspetoras que me lembro eram Creusa que batia em todos os meninos , um por vez , ela tinha prazer , e Mariana que se dizia até evangélica que batia nas mãos de um por um com um taco que se usava para pisos de casa . A Creusa mandava de um em um abaixar as calças e surrava com sandália e as vezes taco tbm ( e eram mais de 100 meninos . Não me lembro dos meninos da época . Ah ! Eu gostava muito da tia Lucia da cozinha . É uma época tbm apareceu um ex interno lá q trabalhou como inspetor ( Gilson ) a Mariana e a Creusa nunca me bateram pq eu era muito quieto , tinha medo de tudo . Mas este Gilson uma vez replicou o que deve ter passado e mandou eu e outros meninos abaixarmos as calças s nos bateu com chinelos 🩴. Eu não tenho traumas daquela época não . Só
      Me lembro das coisas boas e ruins . Alex Motta ( 21 99698-6060

      Excluir
  15. Dona Vanda era uma mãe pra mim seu Vandei era muito bom e os passeios na praia de Icaraí eu gostava muito os pé de cocô jamelao eu tiver fazer Boa ali

    ResponderExcluir
  16. Fui do do vista alegre,lembra do menino Renato ele tinha 2 irmãos Walace e o maior e Roberto,o Renato tomava conta da gente batia muito de vara de goiaba botava de castigo ajoelhado,b está foi a triste lembrança daqiela época.meu último dia de vista alegre foi 04-01-1994,fui transferido para um outro educandário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia eu também estiver lá sei muito bem como era la não tenho muito o que mim que chá mais esse Renato era muito ruim até que um dia eu e ele caímos na porada meu apelido la era porquinho porque eu tomava conta do chiqueiro

      Excluir
    2. Eu lembro dele... Tinha mos que rezar com as mãos no rosto e depois comer mais rápido que um piscar de olhos e ele já vinha batendo na gente...

      Excluir
    3. Alex, gostei de suas memórias.

      Excluir


    4. Como pode permitir que uma criança machuque outras? Esse Renato sempre está batendo nos outros, e os educadores parecem dar aval a isso. Se alguém tentasse se defender, os adultos davam uma surra. Sou da época dos irmãos Enoque e Bil, Batatinha e Cristiano, ET, Sete Facadas; todo mundo apanhava muito nesse local.

      Excluir
  17. Lembra da história do bodao o desenhista que passou pelo vista alegre bem as pessoas contavam a história não era da minha época,bem a história era que ele desenhou o bicho no banheiro do parque e ele pegou o espírito envolta dos olhos dele ficou todo roxo e os internos aguerriaram ele de jamelao,naquela época eu confirmo que vi com os meus olhos o desenho já sumindo de tanto tempo e as manchas de jamelao na parede ,bem essa foi a história do menino chamado de bodao que por lá passou,eu não acredito as pessoas falavam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi da minha época ele desenha muito mesmo ele e do Robson eu me encontrei com o Robson en resende estado do rio de janeiro

      Excluir
    2. O bodao era da minha época e era uma criança normal so desenhava bem so isso mas nada

      Excluir
    3. Daniela,aqui é o Robson. Hoje moro em Angra dos Reis. Querendo,vc pode entrar em contato: misterroby@gmail.com

      Excluir
  18. me chamo adriana regina e fui interna no ano 84 e era horrível passava fome frio. apanhava muito minha mae nao tinha casa e me intermo la ..
    nao me fez nada bem hoje nao consigo ficar em ambiente com nimquem ...nao saio pra nao ficar com muita gente perto fiquei traumatizada ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E osso mesmo eu também mais Estou me recuperando bola pre frente u tbm fiquei la o lugar Rui 024999489708 fap

      Excluir
    2. Eu era de vc lembra Eunice ea irmã a nilceia acho que era da sua época

      Excluir
  19. me chamo adriana regina e fui interna la no ano de 84 e foi horrrivel .passava fome frio apanhava muito.minha mae me internou la porque nao tinha casa pra morar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo o comentários aí depois fala que lá era uma maravilha de lugar se fosse TOM aquela menina não tinha morrido atropelada na rodovia corendo atras da mãe dela que lugar maravilhoso.

      Excluir
  20. vou deixar meu zap que eu queria tanto encontrar os sofredores como eu e ver como eles estao hoje .as meninas os meninos .eram todo mundo juntos .
    tinha a briblioteca la fora.

    ResponderExcluir
  21. meu zap esqueci de por na publicação .0219905.91871adriana regina .moro em quaxindiba .

    ResponderExcluir
  22. Eu não fui interna mais estudei no Colégio,e eu observava as crianças,aki iniciei os estudos amei tudo aquilo os campos,as árvores,as flores,os professores,Mais via vocês de longe e pensava como vivia vcs?oq eu tinha casa paus mais não era feliz.,feliz quando chegava na escola kkk saudades dos professores e de uma certa forma dos internos .abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai tomar no c você não passou o que nos passamos

      Excluir
    2. Obrigado mais que era um sofrimento isso era

      Excluir
    3. Saudades fica interna lá pra ver se vc vai ter saudades

      Excluir
    4. Disse tudo lá era só porrada todos os dias

      Excluir
  23. Meu nome é Adriano Leandro.meu apelido era panelinha.sou da época da tina aguines e rejina eo tio Valdeir.doutor Afonso eo doutor Águila.dona Vanda tia Marli alguém me coloca lá no grupo do educandário meu zap 21 967286879

    ResponderExcluir
  24. Sou Alex ex aluno do vista alegre ,sai de lá em 04-01-1994 fui transferido,fui do tempo da diretora Wanda monitoras dona Regina ,dona aguenes ,enfermeira Célia que faleceu com a doença leptospirose.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde,eu sou fabílio,eu morei no educandário vista alegre meu apelido era coelhinho eu era bem pequeno, na minha época era muito bom, eu convivi com a tia Regina tia Agna tia Vanda tio Valdeir Dr Afonso e a cozinheira tia Maria q fazia uma comida gostosa,não podíamos comer muito e nem repetir q pena kkk,como eu brincando no campo nas hortas e estudava no colégio do lado.
    Que época boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comfirme aí pra mim coelhinho ,seu irmão o nome dele e Elaide ou adelaide.quem estar fazendo essa pergunta e o Alex lembra de mim sou irmão irmão de Elias aquele saiu na mão com Renato .

      Excluir
  26. Eu Bruno dançava Michael Jackson......... Muito bom aquele lugar.. Tempos em que a vida era como se fosse Labirinto... Muitas Coisas por detraz daqueles portões.. Dores e Sofrimentos também haviam ali... Em breve o LIVRO ( DORES DA INFANCIA ) Baseado em fatos reais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade que hoje em dia magoa muito a todos nós

      Excluir
    2. E tem antigos internos que falam que era um lugar bom sempre oprimidos apanhando colocavam colchão no corredor do dormitório e nos obrigava a brigar isso é bom ?

      Excluir
    3. Eu lembro de vc Bruno

      Excluir
  27. OLA,IRMAOS,TB,ESTIVE INTERNADO NESSE EDUCANDARIO DE 1951 A 1958,CONFORME CERTIDAO QUE SOLICITEI PESSOALMENTE PARA FINS DE DE REIVINDICAR ALGUMA INDENIZAÇAO,ATRAVES DO MORHAN.SENTI SAUDADE DE ESTAR ALI INTERNADO POR 8 ANOS.O TRATAMENTO NA MINHA EPOCA ERA MARAVILHOSO, BEM MELHOR DO QUE JUNTO AOS MEUS PAIS,ME LEMBRO MUITO BEM DA IDADE DE 05 A 08 ANOS,TRATAMENTO MUITO HUMANIZADO IMAOS VISITAR NOSSOS PAIS NA COLONIA T.MACEDO,MAS NA VERDADE A GENTE NAO SABIA O QUE SER FILHO DE ALGUEM. AGENTE FAZER PASSEIO EM NITEROI NAS LOJA AMERICANA ,TINHA UMA PEQUENO CONJUNTO DE BANDA INFATIL, QUE POR SINAL ME LEMBRO MUITO BEM QUE O MEU ISTRUMENTO ERA TRIANGULO, FOMOS SE APRESENTAR NUM PROGRAMA DE TELEVISAO AO VIVO E TINHA PRESENTE O PAULO BOB, UM ARTISTA QUE USA ROUPA DE CAUBOY- CAREQUINHA TB. RECEBIA AGUNS ARTISTA COMO ANGELA MARIA E CAUBI PEIXOTO,JA HAVIA SR, LELIS E OUTRO, POREM NAO ME RECORDO DE VER NINQUEM SOFRENDO VIOLENCIA,AS REFEIÇOES ERA MUITO BOA DEPOIS DA JANTA TINHAMOS UM LANCHE ANTES DE SUBIR PARA DORMIR.SO FOMOS SER MAL TRATADO QUANDO FOMOS VIVER COM NOSSOS PAIS, POIS ELES NAO SABIA LIDAR COM CRIANÇAS, SO NA DE SURRAS, CARINHO NADA, FALTOU PREPARAR ELES ATRAVES DE ASSISTENÇIA SOCIAL PARA NOS RECEBER, BEM COMO ACOMPANHAMENTO DE PERTO PARA SABER QUAL ERA NOSSO HUMOR OU MEDO,SEM OS MESMO ESTA PRESENTE,POR ESSA RAZAO MUITOS TIVERAM TRAUMA, E BAIXO DESENVOLVIMENTO NAS ESCOLAS.E PROFISIONAL. MAS PELO QUE TO LENDO ,, OS INTERNOS SOFRERAM MUITO DEPOIS DESSA EPOCA. ISSO E MUITO TRISTE.SAIMOS DE TRANSPORTADO POR UMA AMBULANCIA,PARA RETA VELHA, PROXIMO A COLONIA TAVARES DE MACEDO. ERAMOS FELIZ E NAO SABIA.MUITO TRISTE,VOU FAZER 70ANOS E NAO MES ESQUEÇO DESSE TEMPO,ABRAÇOS A TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sebastiao. Meu nome é Luiz Carlos Garcia e tambe, estive internado neste Educandário..Como posso conseguir a certidão de nascimento...em que cartorio.

      Excluir
    2. Opa Sebastião tudo bem? Você saiu e eu entrei, Será que você pode entrar em contato comigo eu também estou precisando de algum comprovante para poder dar entrada, o meu número é esse 2198335-5258 ou 2198088-0073 zap

      Excluir
  28. Lembra da festa do param papam antes de iniciar a festa todo mundo cantavam juntos paparampam papam, festa do tio Juca ,só dava presente de qualidade era arregado de presentes,eu lembro também o dengue do programa Xuxa também esteve numa dessas festa fazendo show no refeitório aonde tinha um guardo de jesus Cristo e vários enfeites de natal nas paredes do refeitório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com saudade daquele guadro que tinha na entrada do educandário vista alegre ,logo entrando ficava no lado direito na parede o menino jogando bola e o estádio de futebol lotado,alguém lembra além de mim e só o comentário público .

      Excluir
  29. Pretendo ir ao educandário,e tirar várias fotos em alta definição com minha câmera profissional e publicar as fotos na internet ,para que este sagrado lugar não seja esquecida por alunos que por lá passou,este lugar fez parte da minha infância,lembro da serene que tocava na hora do café almoço,lanche e janta,lembro também do campo do sargento de futebol que fica nas margens Amaral Peixoto km 16 ,lembro também do número do telefone ,que tia Vanda diretora do educandário me passou naquela época era 7010796,tia Vanda se você estiver lendo está mensagem ,confirme que isto e verdade para minha felicidade,tenho memória de elefante diz pra mim sim ou não o telefone era (21)7010796.dia e ano 04-01-1994 foi meu último dia de vista alegre.

    ResponderExcluir
  30. Tia Vanda vou deixar meu cel (22)992628187 ZAP ,só pra mim ter a certeza ,que foi esse número que você tinha me passado naquela época final do ano 1993 (21)7010796,pra mim será uma honra só de ouvir de você que isto e verdade.

    ResponderExcluir
  31. Tia Vanda quem estar falando com você e Alex lembra de mim sou parecido com índio meu irmão e Elias índio também ,eu e ele viemos transferido do certrinho feem do Barreto de Niterói para aí .

    ResponderExcluir
  32. Resumindo o guadro ficava no lado esquerdo na entrada do educandário o desenho do guadro era um jogador de futebol e o estádio lotado.lembro também das figurinhas da família dinossauro que a gente juntavam para a colecao e o jogo das embalagens de bala e bombom chamado bafo bafo que a gente jogava comas embalagens das balas e bombons,alguém lembra desse jogos que a gente jogava bafo bafo.

    ResponderExcluir
  33. Eu tbm fui interna do educandário Vista Alegre meu nome lá era Maria Sueli fiquei lá de 1962 à 1967 não tenho muitas lembranças Boa de lá, passei fome, frio, apanhava muita coisa ruim mas tenho lembranças Boa tbm das festas de Natal, do carnaval e dia de São Cosme e Damião
    Não lembro de muitas coisas dos amigos lembro de poucos
    Gostaria de entrar em contato com o pessoal da minha época

    ResponderExcluir
  34. Eu tbm fui interna do educandário Vista Alegre meu nome lá era Maria Sueli fiquei lá de 1962 à 1967 não tenho muitas lembranças Boa de lá, passei fome, frio, apanhava muita coisa ruim mas tenho lembranças Boa tbm das festas de Natal, do carnaval e dia de São Cosme e Damião
    Não lembro de muitas coisas dos amigos lembro de poucos
    Gostaria de entrar em contato com o pessoal da minha época

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fontanella tudo bem? Eu de 1961 a 1970, Manoel eutou no aguardo 2198088-0073 ou 2198335-5258

      Excluir
  35. Lembro também do jogo eliminatórias da copa 93 Brasil x Uruguai em 19-09 -1993 foi num domingo botaram todo mundo de castigo de cabeça baixa virado para parede ,mas eu esperto tinha um espelhinho e assisti o jogo todo e ele ,ele quem claro o Renato nem percebeu assisti o 1 e 2 tempo através do pedacinho de espelho ,Renato tinha carta branca para mandar e desmandar em todos os internos todo mundo tinha medo dele era pau mandado pela dona Regina .

    ResponderExcluir
  36. Oi também fui interno de lá meu nome e Júlio Cesar o escuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eu também fiz parte dessa história 76/80 a diretora era Dona Aldalgiza. Quero entrar no grupo também 21 964164698

      Excluir
  37. Vai se ferrar o educandário era um inferno na época do Juninho e Enice

    ResponderExcluir
  38. Coloca o email para contato vamos nos unir e falamos sobre tudo sem esconder nada

    ResponderExcluir
  39. Bom dia Daniela ,você foi de que época me chamo Alex tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o meu nome e jorge eu era da época do safado do Juninho e Eniçe eu era muito novinho

      Excluir
    2. Cara eu fui da tua época...eu lembro do Juninho grande...

      Excluir
  40. Respostas
    1. Eu fui também interna 75/80 a diretora e Aldalgiza e a Tia Eunice.
      Me chama 21 964163698

      Excluir
  41. Mau nome é Idario Pascoal Filho, fiquei internado no Educándario vista Alegre no período de 1982 até 1984 depois fui desligado do orfanato meu irmão chamado Dalmo saiu depois,nessa época era muito bom,tio Waldemir toda noite cantava louvores da harpa cristã o foi na cruz foi na cruz onde um dia eu ví meus pecados castigado em Jesus, também cantava quem tem a fé de Daniel eu fecho a boca do leão, conhecí dona Ivonete,Dr.Afonso depois que saí última vez que ví ele foi no restaurante em Icaraí, conhecí tia Conceição,tia gracinha que era cozinheira eu trabalhava na cozinha junto com ela e Marcos Antônio,conheci dona águia do dr.macho,Dona Teresinha também conheci ví ela pela última vez trabalhando na feira de artesanato dentro do campo do são Bento em Icaraí, conhecí Eunice ví ela junto com os irmãos da igreja Batista pregando em frente as barcas,conheci Kátia a irmã dela só não lembro bem do nome da mãe dela, lembro do Jean,do Gilson e dos irmãos dele Jadir,doriedes,o pai dele era motorista da Kombi da febem,conhecí Nilton que ia comprar pão, saí daí para minha casa depois de um tempo vim morar em São Paulo em 1993 estou até hoje morando em São Paulo comecei trabalhando como ajudante de obra e depois fui trabalhar de porteiro, segurança de banco hoje trabalho de acompanhante comunitário em residência terapêutica,e em julho de 2021 me formo a psicólogo conhecí uma cubana que mora na Alemanha e assim que concluir estou indo morar na Alemanha .
    Meu whatsapp é 11-9669-25892
    Gmail é idario40@gmail.com
    Quem quiser trocar ideia sobre o Educándario estou a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idario,feliz em saber que você é Dalmo estão bem! Lembro de vocês tenho muito carinho por vocês bons amigos! Lembro da tua mãe... na visita!
      Manda lembranças ao Dalmo,aqui é o Darinho irmão do bolinha. Se cuida!

      Excluir
  42. Já sou casado com essa cubana que mora na Alemanha

    ResponderExcluir
  43. E voltar para Alemanha e agora como pastor vou pastorear em outro país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou o jorcival ,fui interno 16 anos neste colégio e não tenho nada a reclamar aproveitei todas as oportunidades que me ofereceram cursos do Senai Senac e outros...hoje tenho 7 profissões e sou sargento do exército brasileiro.

      Excluir
    2. Eu me lembro de vc bem! Cival "formiga". Cabelo de fogo.

      Excluir
  44. Tenho muita saudades dos meus amigos,e amigas meu é 27 999753617 eu fiquei lá 1970 a 1980

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que sou dessa época a diretora Aldalgiza uma senhora super simpática.
      21964163698

      Excluir
    2. Opa eu de 1960 a 1970 o ano que eu saí você entrou, tia Celina, Filomena Você lembra de alguns nomes assim? Meu nome Manoel 2198335 5258 ou 2198088-0073

      Excluir
  45. Estou aqui em 02 de junho de 2021 curiosa pra saber a história do educandário que eu passo em frente todos os dias ! E me deparo com um texto tão lindo como esse. Eu estava esperando um história triste, com maus tratos e infelicidade.E me surpreendo com esse lindo texto de muito amor , alegria e cuidado ! Obg

    ResponderExcluir
  46. Não eu nunca tive tristeza nesse lugar ao contrário só tive felicidade esse lugar marcou a minha vida falo isso de coração meu último dia de educandário foi 03-01-1994

    ResponderExcluir
  47. Bom dia a todos!!! Me chamo Diogo, fui interno no educandario de 89 a 95. Hoje tenHo a minha familia, vi vemos na presenta de Deus, somente Ele para nos fortalecer e restablecer a nossa a vida, enfim. Eu sei que passanos momentos difícil, mas tambem momentos bons. O educandario teve as suas falhas, tambem as suas qualidades. Quando na verdades alguns "funcionarios" deixavam a desejar. Mas sinto saudade. Agora quero dizer que Eu tenho o grupo do educandario WhatsApp . Se voce quiser participar. Deixe o se número ou me chamo no privado. Tem quase 20 pessoas. Inclusive o tio Valdeir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Felipe estudei na escola ao lado na década de 90 você conhecia um menino com o apelido de boquinha

      Excluir
    2. Quero quero participar desse grupo 964773085 Anderson luiz Felipe

      Excluir
  48. Alguém lembra além de mim,estar na memória na meada de 1993 ,uma turma de einternos que fuziu do educandário vista alegre,um deles e meu irmão ,Renato ,Roberto Adelaide etc,até hoje eu não sei o motivo,mas tenho curiosidade de saber ,quando eu encontrar o meu irmão vou fazer essa pergunta ele também parcitou dessa fuga ,ao saber sobre o acontecimento postarei para os também que querem saber.

    ResponderExcluir
  49. Lembro também ,as madrugadas eu tinha mania de acordar só para ver as revistas que ficavam na mesinha de vidro na sala que ficava entre o pavilhão dos pequenos e dos grandes a salinha que ficava em cima da entrada do educandário vista alegre janela de madeira cheio de quadradinho de vidro logo acima tinha o logotipo do educandário vista alegre essa salinha ficava embaixo do logotip,as revistas do acontecimento das olimpíadas de Barcelona 1992 eu gostava das imagens dos esportes daquela época.

    ResponderExcluir
  50. Será que aquelas fotos ainda estar na parede do corredor do refeitório fotos das festas do param pam pam, festa do tio Juca etc,quadro cheio de fotos.

    ResponderExcluir
  51. E as festas de Natal era muito Boa tenhor Boa recordação de la meu telefone e esse 21 97357-0180

    ResponderExcluir
  52. Oi família Eu me chamo Manoel também desse colégio Educandário Vista Alegre em 1961 a 1970 estou precisando de um comprovante que eu fui interno, alguém pode me informar o que eu devo fazer para adquirir esse comprovante? Meu contato: 2198335-5258 ou 21 98088-0073 ou manoeljaimesabino1958@gmail.com ficarei muito grato, se possível pode me colocar no grupo das pessoas que foram interno também.

    ResponderExcluir
  53. Eu estudei na escola ao lado, na década de 90 e nós tinha contado com as crianças do orfanato na hora do recreio, tinha um tal de boquinha que era o terror das crianças, tenho poucas memórias mas brincávamos muito naquela pátio, mas nós dá escola tinha um pouco de medo das crianças do orfanato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cachorro o apelido dele era bolinha....kkkkkkkk e não boquinha..kkk

      Excluir
  54. Sou Web Design e Programador!
    Estou desenvolvendo um sistema e aplicativo do antigo Educandário Vista Alegre... me chamem: 21972378020

    ResponderExcluir
  55. Estou escrevendo um livro sobre o lugar, quem pode me ajudar com suas memórias ficaria grato

    ResponderExcluir
  56. Meu nome é Idário pascoal filho

    ResponderExcluir
  57. Meu nome é Idário Pascoal Filho, irmão do Dalmo,Eu sou Psicólogo em São Paulo,meu whatsapp é 11957216982 quem quiser entrar em contato comigo para lembrar dos tempos antigos vou gostar muito.

    ResponderExcluir
  58. Todos os monitores que foram citados por todos conheci será um prazer relembrar.

    ResponderExcluir


  59. Quem tem saudades desse lugar pode ter certeza que não era interno porque os internos só apanhavam na hora de dormir, independente da idade, e eles acordavam as crianças às 5 da manhã para tomar banho de mangueira com água gelada, num frio do caramba. Nem toalha tinha, você tinha que ficar pulando igual um retardado cantando uma música 'ruim do caramba, nem lembro bem, era algo assim: 'chegou a hora do aquecimento, vamos aquecer nesse momento', ficar pulando para que a água escorresse do corpo, isso antes do sol nascer para se secar. Povo ruim.

    ResponderExcluir